Sustentabilidade

O que é

O conceito clássico de desenvolvimento sustentável foi descrito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório em 1987 que sucedeu à criação da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

De acordo com o estudo, “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades.” Tal norteamento diz respeito, de maneira ampla, à obrigação de explorar com responsabilidade os recursos naturais do planeta, tendo em vista sua finitude.

Em razão da origem, o conceito de Sustentabilidade ficou bastante atrelado a meio ambiente e conservação da natureza, mas ele vai além, especialmente no mundo corporativo.

O consultor britânico John Elkington criou a definição Triple Bottom Line, ou o “tripé da sustentabilidade”, segundo o qual uma empresa sustentável deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.

Trata-se, portanto, de uma transformação nas práticas de gestão das empresas que engloba iniciativas em diversas áreas, tendo em vista o compromisso social e ambiental e, por consequência, a longevidade do negócio atrelada à imagem corporativa sólida e transparente.

Fontes: ONU e johnelkington.com

O Instituto Yiesia acredita no poder da transformação por meio do conhecimento que leva ao exercício da liderança.

+55 (11) 5571-0559

+55 (11) 3078-4285

yiesia@yiesia.com.br

Produtos e
Serviços