O Becoming Human e o desenvolvimento da liderança familiar na organização.

11/12/2017

O Becoming Human e o desenvolvimento da liderança familiar na organização.

Com o olhar vindo de experiências em operações industriais pertencentes a famílias empresárias, percebo que, aos poucos, há a ressignificação do departamento de Recursos Humanos por meio da cocriação de espaços destinados à aprendizagem organizacional que reproduzem de forma minimalista a administração de pessoal e descentralizam a sua gestão estratégica, tornando-a regionalizada.

Nesses espaços, a disrupção digital e a inovação aberta são recebidas com menos sobressaltos, acelerando a digitalização dos papéis algoritmizáveis da área orientada às pessoas na organização. Outra consequência do exercício do novo papel dessa área é a releitura da pessoa como fonte de recurso e com ênfase em seu protagonismo: seres humanos começam a se tornar realmente seres humanos, há o nascimento do Becoming Human.

O Becoming Human ocorre por meio do compartilhamento da consciência de bem-estar comum presente na organização humanizada e no ambiente social. Para tanto, amplia-se a interação social, gerando mudanças, movimentos, trocas de experiências e de conhecimentos entre pessoas.  O compartilhar vem da prática da competência da pessoalidade e dos conceitos bridging e binding vistos no meu artigo anterior.

Em uma daquelas operações industriais, pude observar líderes familiares durante o learning in action do Becoming Human nos espaços de aprendizagem e foram possíveis releituras de forma ágil e inovadora dos modelos de negócio até então utilizados. Chamo a atenção para a importância da inclusão da diversidade cultural na gestão do desenvolvimento humano daqueles que ali também colaboram. Igualmente tive a oportunidade de acompanhar a parcial desmaterialização de uma linha de produção, situando a organização não só no mundo físico, mas também no virtual, o que possibilitou neste último a orientação  para as diversas dimensões da mudança (e.g. flexibilidade, adaptabilidade, compartilhável, replicável e escalar), facilitando, desta forma, a visualização dos públicos globais de relacionamento.

As lideranças familiares com maior desempenho nessa parcial desmaterialização foram aquelas com comprometimento no progresso das ações que se evidenciou por querer responder por algo ou alguém e também por assumir a responsabilidade pela estratégia empresarial. Estas ações promovem a construção e a manutenção do vínculo entre pessoas e a organização.

Os resultados foram compartilhados por meio dos espaços de aprendizagem presentes. Por intermédio dos Conselhos de Família e de Administração, houve o uso desse continuum do conhecimento adquirido para a atualização dos processos e do Protocolo Familiar com relação às normas estabelecidas para contratação de pessoal e progressão na carreira, tornando público o que foi desenvolvido in loco.

Cada família empresária atribuirá a denominação que convier à ressignificação da área orientada às pessoas na organização. Quando houve a sua descentralização e reprodução de forma minimalista, pudemos notar que o novo papel representado pelo Becoming Human e o desenvolvimento da liderança familiar não confrontaram os discursos vindos dos Conselhos, mas sim, propiciaram a espontânea atualização de normas por meio da interação social.

No próximo artigo ampliaremos o olhar à espontânea modernização de normas, indo ao encontro da sistematização natural da organização humanizada, convidando as empresas que se encontram em transição para prosseguirem em sua jornada, como também, promovendo aquelas que já nasceram com essa cultura.

(Leandro Alves da Silva, 2017)

Leandro Alves da Silva é Learning & Development Business Partner em capacitação humana organizacional e Investigador de conflitos nas empresas familiares. Quer entrar em contato com o Leandro? Clique aqui.

Curadoria de Conteúdo: Ana Paula P. Candeloro

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Yiesia acredita no poder da transformação por meio do conhecimento que leva ao exercício da liderança.

+55 (11) 5571-0559

+55 (11) 3078-4285

yiesia@yiesia.com.br

    Assessoria de Imprensa

+55 (11) 3676-1637

+55 (11) 3586-8539

daniela@evcom.com.br

Produtos e
Serviços