O impacto das externalidades negativas no sucesso de um negócio e como mitigar seus efeitos

15/01/2018

O impacto das externalidades negativas no sucesso de um negócio e como mitigar seus efeitos

Conforme abordado no meu artigo anterior, Engajamento de stakeholder é mera ação de marketing ou diferencial competitivo? Quais as métricas do sucesso dessa estratégia?, o ambiente de negócios em diversos setores da economia tem se tornado mais complexo e inclui práticas e obrigações que não estavam presentes até pouco tempo na rotina de uma organização. Consequentemente os administradores têm agora o desafio de considerar na definição da estratégia e no processo de decisão, atributos internos, externos, aspectos culturais e externalidades.

Autores renomados como Pavan Sukhdev em sua publicação Corporation 2020 apresentam uma análise crítica do modelo econômico tradicional e promovem uma reflexão sobre como as empresas deveriam se preparar para uma nova economia. Para as que se reinventarem, a nova economia oferecerá oportunidades de aumentar o bem-estar humano e a igualdade social, a redução dos riscos ambientais e dos prejuízos ecológicos e continuar a gerar fortes lucros.

Quando se associa o conceito de perenidade ao mundo dos negócios é necessário cuidado para não estabelecer a relação de que esta, isoladamente, contribui para uma sociedade duradoura. A primeira cautela é compreender que a empresa faz parte da sociedade, intervindo positiva ou negativamente ao mesmo tempo em que é influenciada. Chamamos isto de externalidade. De fato, não existe empresa perene numa sociedade decadente.

Continuamente comenta-se a respeito de empresas que externalizam seus custos para a sociedade, mas o que seria isso de fato?  Ao considerar um evento muito comum em várias áreas de negócios como a disposição inadequada de resíduos sólidos e líquidos sem o devido tratamento ambiental, a empresa externaliza para a sociedade os impactos advindos da decomposição, lixiviação e contaminação provocada pelos resíduos ou efluentes descartados. Nesse caso, está se gerando uma externalidade negativa. Os gestores supõem que estão reduzindo seus custos internos, mas infelizmente esse comportamento ainda muito comum em diversos setores demonstra a falta de uma consciência empresarial apropriada e concorre negativamente para a sociedade onde exerce o seu raio de influência. Além do exemplo conceitual de degradação do meio ambiente apresentado acima, é possível uma reflexão mais significativa considerando outros aspectos como efeitos na extração de recursos naturais, na relação do trabalho direta, na cadeia de fornecedores etc.

Deve-se, consequentemente, desenvolver um olhar holístico e crítico para a cadeia de valor, e conhecer profundamente como é o relacionamento com os  fornecedores, os colaboradores, a comunidade etc.

Ao identificar as principais externalidades do negócio, sejam elas positivas ou negativas, a empresa passa a considerar no planejamento estratégico os impactos relevantes para a sua perenidade.

O ambiente saudável fortalece o negócio e este pode favorecer o desenvolvimento da sociedade onde tem influência. Aperfeiçoar e consolidar um ambiente de cooperação, colaboração, confiança e transparência é a base para uma atuação responsável.

Desta forma, entender a externalidade do negócio é apreender o que é material para a empresa, lembrando que não existe materialidade para aquilo que ela não intervém direta ou indiretamente.

Ao viabilizar o pensamento crítico em torno deste tema tão atual e que tem provocado a transformação em diversos setores, as empresas fortalecem os atributos de marca, reputação e competitividade e, assimilando o ambiente sistêmico e a sua cultura empresarial, assim como adequando o modelo de governança estará desimpedido um dos principais caminhos para o sucesso.

(João Carlos Redondo, 2018)

João Carlos Redondo é Conselheiro de Administração pelo IBGC, professor e consultor nas áreas de governança, sustentabilidade e relações institucionais. Quer entrar em contato com o João Carlos? Clique aqui.

Curadoria de Conteúdo: Ana Paula P. Candeloro

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