Curso Gestão Integrativa de Negócios

O Caleidoscópio foi concebido para endereçar as necessidades da empresa e do bolsista estrangeiro, conforme explicamos na aba “Como funciona”.

Como ponto de partida para a integração e convergência das respectivas necessidades e soluções o Caleidoscópio oferece um curso de Governança Corporativa de impacto. São 88 horas de melhores práticas, ideias incríveis, conceitos inovadores, super profissionais no mercado e uma metodologia única.

 


De caráter multidisciplinar, apresentará cenários e tendências de Governança Corporativa conectados aos desafios da Nova Economia para garantir o sucesso da organização.


Além de capacitar tem o propósito de transformar empresas para criarem modelos de gestão verdadeiramente alinhados às necessidades do mercado.


Auxiliará o participante a compreender o ambiente sistêmico e a cultura da sua empresa para poder adequar corretamente o modelo de Governança Corporativa e superar barreiras à longevidade do seu negócio.


Ensinará que “estar no comando do próprio negócio também significa perder a ilusão de que tudo está sob controle”.

 

 

        Curso Gestão Integrativa de Negócios: uma visão multifocada e inclusiva para a gestão de pessoas e empresas no cenário contemporâneo

 

               Um curso que vai revolucionar a maneira de você enxergar o seu negócio.

Aula Inaugural: O despertar da Governança Corporativa para a Nova Economia e onde a sua empresa se insere neste contexto
– Valor que será explorado: alinhamento de propósito e caminho, criação dos Princípios da Governança Corporativa Transformadora 1.0 (o Manifesto)
– Data: 22 de setembro
– Facilitadores: Guilherme Silva e Tânia Savaget 

1. Modelagem visual e design de negócios: o real propósito de um modelo de negócios bem definido para a organização
– Valor que será explorado: consciência, modelagem, evolução
– Data: 23 de setembro
– Facilitadores: Alexandre Mosquim e Clara Bidorini

2. Dilemas da Administração e processos de gestão humanizados
– Valor que será explorado: visão holística da organização, ser humano no centro da administração, indicadores de desenvolvimento integrados com talentos e propósitos individuais e coletivos
– Data: 06 e 07 de outubro
– Facilitadores: Eduardo Chehab, Leandro Alves da Silva e Renato Santos

3. Como envolver os stakeholders e engajar os times para a criação de um ambiente de negócios favorável
– Valor que será explorado: convite à cocriação para ressignificar as relações
– Data: 27 e 28 de outubro
– Facilitadores: Alessandra Pereira e João Carlos Redondo

4. Avaliando os riscos para saber como melhor gerenciá-los
– Valor que será explorado: desenvolver a prevenção em um futuro emergente; estar permanentemente preparado para seguir em frente mesmo em períodos de crise
– Data: 10 e 11 de novembro
– Facilitadores: Roberto Rotenberg e Angelo Calori

5. Desmitificando a complexidade da estrutura jurídica na organização 
– Valor que será explorado: justiça, lealdade, conformidade, prática da ética e diretrizes morais
– Data: 01 de dezembro
– Facilitador: Eduardo Romeiro

6. Competitividade Sustentável e Sustentabilidade como diferencial competitivo das empresas e a viabilização de novos futuros a partir das Novas Economias 
– Valor que será explorado: legitimar o bem estar do coletivo
– Data: 08 e 09 de dezembro
– Facilitadores: Marysol Goes (08 de dezembro) e Pedro Lins (09 de dezembro)

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, entrega dos Certificados de Aproveitamento e celebração
-Data: 16 de dezembro

Coordenação Acadêmica: Ana Paula P. Candeloro                                                 Coordenação Metodológica: Renato Santos

Local: Rua Professor João Arruda nº 220 – Perdizes – São Paulo (SP)

                                 Mais informações  

Grade de Professores

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Paula possui extensões na Harvard Law School, Stanford Business School, Fordham Law School e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É Especialista em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com Curso de Formação de Conselheiros, do qual foi membro do Colegiado de Apoio ao Conselho – Conduta (2015-2017). Foi também membro do Grupo de Excelência Pacto Global (GPG) do Conselho Regional de Administração de São Paulo, que discute a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.

Pós-graduada em Sustainable Business e Mestre em Sustainability Leadership, ambos pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. É Docente de “Governança Corporativa e Compliance” no LL.M. em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais do Insper e integra a rede de professores do Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), com foco em finanças sociais e negócios de impacto.

Coautora dos livros “Compliance 360º – riscos, estratégias, conflitos e vaidades no mundo corporativo” e “Governança Corporativa em foco – inovações e tendências para a sustentabilidade das organizações”, publicação da qual foi também coordenadora.

Atua há 27 anos no mercado financeiro internacional e foi diretora-executiva de instituições financeiras multinacionais. Já tirou dois períodos sabáticos: um para montar uma start-up de fomento de produtos sustentáveis e certificados, vindos de comunidades do interior do País, e outro para completar seu Mestrado.

Pratica ioga e meditação e tenta ser vegetariana. Já tem programada a próxima incursão pessoal e filosófica, que será no Butão e no Nepal, para estudar Economia Budista.

Conheça o currículo completo na Plataforma Lattes.

Com 20 anos de experiência profissional, é jornalista, pós-graduada em Sustainable Business pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e especialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Possui experiência em planejamento, diagnóstico e gestão estratégica de comunicação e sustentabilidade para organizações de diferentes portes e setores.

Desenvolveu projetos para clientes como Coca-Cola, Fundo Vale, Vale, Petrobras, Petrobras Distribuidora, Itaú Unibanco, Instituto Votorantim, Instituto C&A, Grupo Algar, Grupo Estado, CEBDS, Instituto Ethos e FGV-GVCes. Participou da elaboração da metodologia do Programa Tear – de implantação de práticas de responsabilidade social nas pequenas e médias empresas brasileiras.

Foi responsável pela coordenação editorial da pesquisa Condições de Trabalho na Cadeia Produtiva da Moda, desenvolvida para o Instituto C&A. Integra o projeto Deslocamento Criativo, mapeamento da produção criativa desenvolvida por refugiados na cidade de São Paulo, oriundos do Oriente Médio e da África, nas áreas de música, moda, gastronomia, artesanato, cursos de  idiomas ministrado por migrantes, cinema, design e cultura digital.

Atua em projetos relacionados aos temas condições de trabalho, direitos humanos, impactos sociais na cadeia de valor e cidades sustentáveis.

Pratica meditação, estuda antroposofia como forma de autodesenvolvimento e não dispensa uma roda de samba. Vive com a cabeça na poesia e o pé na estrada!

Empreendedor apaixonado por criar e transformar há mais de 20 anos. Formado em Tecnologia em Produção Gráfica pelo SENAI Theobaldo de Nigris, com MBA em Empreendedorismo e Inovação pelo BI International com Módulo internacional no Babson College, Boston. Sócio fundador do Clube i3 de Empreendedorismo.

Atuou como Gerente de Projetos na Stefanini, passando por empresas como BMW, Johnson & Johnson e ThyssenKrupp. Na área de desenvolvimento humano foi relator de Projetos Sociais para ONU, na Escola de Governo; facilitador na formação de voluntários de humanização hospitalar no Canto Cidadão; facilitador da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e ainda no Fórum Social Mundial; Presidente do Comitê ABC do AFS Intercultura Brasil, preparando estudantes brasileiros e estrangeiros para a experiência de intercâmbio e retorno.

Atualmente é consultor de Arquitetura e Soluções Globais em TI na Votorantim Cimentos, com a missão de criar o The Digital Cement, um ecossistema de Open Innovation que inclui relacionamento com startups, centros de pesquisa, universidades e fundos de investimentos. Ainda, atua como professor de MBA nos cursos de  Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Projetos Inovadores e Business Intelligence.

Apaixonado por gerar conexões entre pessoas e projetos que transformem positivamente a realidade e mais apaixonado ainda pela família. Passar seu tempo com os filhos gêmeos Clara e Rafael, que acabaram de nascer, e com sua esposa Suzana, criando experiências e aprendendo a cada dia com eles é o que faz tudo na vida fazer sentido.

Sou um profissional entusiasta por Governança Corporativa, principalmente Compliance, pelo qual me apaixonei logo quando comecei a trabalhar na área em 2005 após decidir deixar a área comercial do banco onde havia atuado por 17 anos. Em 2012 saí para assumir novos desafios em seguradora onde sou Gerente Executivo de Compliance e Controles Internos e acumulo outras atividades como Gestão de Riscos, Plano de Continuidade de Negócios, Prevenção à Fraudes e sou membro e secretário dos comitês de Conduta, Riscos e Prevenção à Fraude.

Tenho tanto interesse pela área que atuo também como membro da Comissão de Compliance e Controles Internos da CNSEG, de diversos fóruns de discussão e dou aulas e palestras sobre o tema. Fiz parte do grupo que elaborou a DSC – Diretrizes para Sistema de Compliance.

Quando sobra tempo adoro cozinhar (fiz curso de Chef de Cozinha e tenho muitas publicações a respeito), viajar, ler, desenhar e principalmente curtir minha filha.

Clara Bidorini é arquiteta formada pelo Politecnico de Milão, atuando com design de serviço e estratégico em países diferentes por diversos anos na Europa. Pós-graduada em gestão Estratégica pela FAAP. Hoje trabalha também como coaching profissional.

Foi responsável por implementar a estratégia de open innovation da AES Brasil, criando conexões de valor entre o ecossistema de inovação brasileiro e a AES e fomentando novos negócios em conjunto com empreendedores e start-ups.

Coordenou projetos de consultoria em design estratégico na MJV, liderando a frente de governança corporativa. Durante esse período consolidou projetos de incentivo à cultura de inovação, dinâmicas de aprofundamento do conceito de inovação corporativa e realizou mentoria de projetos de inovação.

Eduardo Chehab é especialista em gestão financeira e implantação de governança corporativa em empresas de médio e grande porte. Conselheiro Certificado pelo IBGC e atualmente Conselheiro da Tonon Bioenergia – em Recuperação Judicial, da Multiner, da Mesa Participações e da Editora do Brasil. Entre 2014 e 2016 foi Conselheiro de Administração da OSX Brasil e Conselheiro Fiscal da Bioóleo (produtora de óleos de soja, algodão e mamona) e do Banco do Brasil. Professor das disciplinas Governança Corporativa e Finanças Corporativas em cursos de pós-graduação, MBA e cursos fechados organizados pela Fundação Dom Cabral, IBMEC e INPG.

Foi diretor das áreas de escores de governança corporativa e de ratings corporativos na Standard & Poor’s entre 2006 e 2011, tendo trabalhado anteriormente, durante 25 anos, como executivo nas áreas de crédito para empresas de médio a grande porte nos bancos ABN AMRO Real, WestLB, BMC e Safra.

Graduado em engenharia pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV e MBA em Finanças no Insper onde também atuou como professor entre 2006 e 2008.

Desenvolveu no IBGC o Caderno para a Implantação da Governança Corporativa em Empresas de Capital Fechado e o Caderno de Monitoramento de Desempenho Empresarial.

Nas horas de lazer tenta ser churrasqueiro, gosta de rock, faz ginástica de vez em quando, embora devesse fazer pelo menos 5 vezes por semana, e é fã dos seus dois filhos.

Eduardo Romeiro graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Especializou-se em Processo Civil na mesma Universidade; Obteve LL.M na Universidade de Minnesota, EUA, concentrado em Resolução Alternativa de Controvérsias e Litígios. Eduardo é membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Advogados de São Paulo; da International Bar Association – IBA; membro do comitê executivo da Law Exchange International; árbitro da Eurocâmeras em São Paulo.

Atuou por cerca de ano em Nova Iorque como consultor em direito brasileiro para o Grupo de Prática de Resolução Alternativa de Controvérsias de um dos principais escritórios internacionais de advocacia, nas áreas de contencioso e arbitragem, tendo atuado por 13 anos em São Paulo, pelo mesmo escritório, sempre assessorando empresas multinacionais.

Possui sólida experiência em contencioso complexo e estratégico cível, abrangendo contencioso transnacional, ações civis públicas, contencioso contratual, contencioso empresarial, responsabilidade civil pelo produto, recuperação de crédito, entre outros. Já promoveu seminários e escreveu artigos em sua área de atuação.

Eduardo é formado em gastronomia e gosta muito de cozinhar para os amigos e para a família nos finais de semana, com preferência no preparo de pratos com peixes e frutos do mar, além de grelhados, como churrasco.  Eduardo também gosta de reunir amigos para fazer uma cantoria em karaokês.

Carioca que escolheu a Vila Madalena pra viver, apaixonado pelo mar, pelos filhos e pela Antroposofia, é empreendedor e consultor em Estratégias de Impacto Social.

Graduado em Ciências Navais (Escola Naval), Especializado em Auditoria (Universidade de São Paulo) e Mestre em Administração de Empresas (Universidade de Pittsburgh -EUA).

É Embaixador do Sistema B no Brasil.

Graduado em Tecnologia da Informação, possui Pós-Graduação em Administração e Marketing, MBA Executivo pelo IBMEC de São Paulo e formou-se em Conselheiro de Administração pelo IBGC. Tendo atuado por 28 anos no segmento industrial, acumulou experiência nas áreas de gestão patrimonial, serviços e relações institucionais. Dedicou-se, nos últimos 12 anos, às áreas de planejamento estratégico para a sustentabilidade,  governança corporativa, due diligence e compliance em empresas como Itaúsa, Duratex, Deca, Itautec, Elekeiroz e nas operações da Tablemac na Colômbia.

Dedicado em contribuir para o desenvolvimento de executivos, é professor de cursos de MBA na USP e FGV para temas como Sustentabilidade e Governança, além de atuar como membro de comitê independente de Compliance e consultor na área de relações institucionais e governamentais para temas ligados ao meio ambiente.  Contribuir para mudanças estruturais em nossa sociedade é uma grande motivação. Para isso, realiza trabalhos pro bono como Diretor de Meio Ambiente na FIESP, Diretor de Sustentabilidade na Abinee, Conselheiro de Meio Ambiente da CNI, membro do Comitê Brasileiro para o Pacto Global da ONU e membro da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade do IBGC.

Apaixonado pela natureza e musica, é um eterno estudante de piano clássico e colecionador de orquídeas. Para recarregar as baterias, nada melhor do que aproveitar a natureza em companhia da esposa, filha e do companheiro Thor, um cachorro muito amigo.

Licenciado em Matemática pela Universidade Metodista de São Paulo em 1998; Mestre em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – SP e doutorou-se em educação no ano de 2009 pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo Universidade do Minho (CICS-UMinho) no projeto “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas”. Orientadora: Ana Paula Marques, PhD; tema de investigação ao pós-doutoramento: conflitos nas empresas familiares.

Atua como Learning & Development Business Partner na empresa First Peopleware – Desenvolvimento e Treinamento de Pessoas, na qual é responsável por garantir a construção, execução e entrega de projetos à transição cultural e ao desenvolvimento da liderança via: gestão estratégica de pessoas, educação organizacional e responsabilidade social.

Atua também no ensino, na pesquisa e extensão em universidades e escolas de negócio nas áreas de desenvolvimento humano organizacional e tecnologia da informação. Possui especialidade nos segmentos: agronegócio, cooperativas de crédito, indústria moveleira; com forte presença em empresas familiares nos respectivos momentos sucessórios.

Esportista desde a infância, pratica Triathlon, porque lhe permite vivenciar, desenvolver práticas que ampliaram a escolha consciente por querer estar onde se escolhe estar: momento este decisivo para completar provas com longas distâncias.

Conheça o currículo completo na Plataforma Lattes.

Marysol Goes é colecionadora de cristais, quadros com imagens da Frida Khalo e chaveiros antigos. Adora dar novos significados às coisas e por isso faz colagens com fotos de revistas do mundo nas horas vagas. É apaixonada por diferentes culturas e há 12 anos abraçou a causa do refúgio como uma de suas missões. Em 2005 passou a realizar trabalhos voluntários no Centro de Acolhida de Refugiados em São Paulo até se juntar ao ADUS – Instituto de Reintegração do Refugiado em 2014 e desenvolver uma estratégia para a mobilização de recursos e criar o primeiro Núcleo de Empreendedorismo para Refugiados.

Foi sócia da Establish Brasil, consultoria especializada em ajudar empreendedores estrangeiros e organizações internacionais a estabelecerem negócios no Brasil, até descobrir a sua vocação em ajudar pessoas e organizações a se conectarem com os seus valores para criarem negócios criativos e sustentáveis.

É facilitadora da metodologia “The Studio para Empreendedores Criativos” pela Agência de Desenvolvimento São Paulo (ADESAMPA) e pela incubadora da Universidade de Loughborough da Grã-Bretanha e co-facilitadora de projetos colaborativos certificada pela Dragon Dreaming Design de Projetos. Aprendiz de novos modelos organizacionais como a Sociocracia 3.0 e Holocracia.

Atualmente realiza cursos, oficinas e palestras de Empreendedorismo Criativo e Novas Economias para empreendedores de territórios vulneráveis e mulheres por meio da iniciativa “Mulher na Nova Economia”. Pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais para Organizações do Terceiro Setor pela PUC-SP com bacharelado em Relações Internacionais pela PUC-SP e Universidade de Coimbra em Portugal.

PESSOAL – Nadador desde criança, paraquedista desde os 18 anos, corredor de rally nos anos 80, aventureiro e maratonista nas horas vagas, participou do Columbia El Cruce (Chile-Argentina), da Maratona de Boston em 2014, e da Ultramaratona Two Oceans na África do Sul em 2015. Nas horas vagas gosta de ler, viajar, participar de festivais de música, e, claro namorar.

ACADÊMICO – Biólogo pela PUC-Campinas, quase oceanógrafo, Pós-Graduado em Marketing pela ESPM e em Administração pela FGV, com Master in Public Administration pela Harvard Kennedy School.

PROFISSIONAL – Sócio fundador da consultoria FIX-CS Competitividade Sustentável, Mentor e Conselheiro do CEOlab, com mais de 36 anos de experiência profissional e voluntariado, prestando consultorias em Competitividade Sustentável, Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental Corporativa, Liderança, Governança Corporativa, Inovação e Criatividade, Ética, Diversidade e Mobilização de Recursos. Desenvolveu Estudo de Casos para a Harvard Kennedy School, Harvard Business School, Boston University, IBM e para o Instituto do Banco Mundial. Atuou como advisor do Executive Development Round Table da Boston University.

Professor associado da Fundação Dom Cabral em seu EMBA, nos programas in company e no Conselho Internacional, professor convidado da Boston University, onde é Líder (faculty) do Programa Brazilian Field Seminar, professor convidado do MBA de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação com foco em Competitividade Sustentável, do LASSU – Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica/USP, da UNISAL em Campinas, e de projetos educacionais na FACAMP.

Economista, com extensão em Sustentabilidade, Cidades Inteligentes, Teoria U e Tecnologia. Certificado pela Feamework Coching Process – Innerlinks, Escola de Coaches do Instituto EcoSocial e Líderes Facilitadores da Lumo/Adigo.

Tem 28 anos de experiência em Consultoria de Serviços, como Associate Partner e Partner na PWC e IBM, desenvolvendo pessoas, práticas, projetos regionais e globais  nas áreas de sistemas integrados, processos de negócio,  informações gerenciais, finanças,  gestão da mudança. Liderou  segmentos de negócio e grandes contas em âmbito regional e global.

Ama trabalhar com pessoas e  desenvolveu sua carreira, engajando profissionais e criando ambientes que permitissem o diálogo aberto e o espaço criativo. É carioca, mora no Rio de Janeiro, onde pode aproveitar a natureza: montanha, mar, áreas verdes e com o voleibol indoor e de praia.

Coach Corporativo e de Carreira formado pelo Instituto Ecosocial, Roberto também formou-se Mediador Organizacional pela Trygon da Alemanha, Imo e Ecosocial, além de Consultor e Líder Facilitador formado pela Lumo. Tudo isto depois de fechar um ciclo de 35 anos de expertise na área de Riscos com Instituições Financeiras dentro do mercado de bancos, mas com períodos nas áreas de Captação Internacional e também Comercial.

Tudo começou com sua formação em Agronomia pela Universidade do Rio Grande do Sul, estado onde seu primeiro passo foi de técnico na Secretaria Estadual de Agricultura. Uma oportunidade em Crédito Rural em um banco multinacional impulsionou sua carreira no sistema financeiro.

Dá para se perceber que sua maior habilidade é provavelmente a mudança e a transformação. Foi em seu ano sabático que começou a perceber que sua verdadeira paixão são as pessoas, razão pela qual tomou o atual rumo na vida.

Se nada disto tivesse dado certo? Seria cantor, sem dúvida! Filho de violinista e irmão compositores e cantores, sempre teve uma queda pela música, e para isto já até passou por um tempo estudando Canto Lírico. Não peçam para ele cantar, pois vai ser difícil fazê-lo parar.

Consultora de Branding, Design e Cultura Corporativa.

É graduada em Comunicação Social pela PUC RJ, com pós graduação em Sociopsicologia pela FESP SP.

Iniciou sua carreira no mercado publicitário carioca, trabalhando por mais de 15 anos como planner e consultora de conteúdo.

Há mais de 10 anos é Diretora de Branding e Conteúdo da Tátil Design de ideias, atendendo a clientes como Natura, Coca Cola, Rio 2016, Cosan.

Participou da estratégia e conceituação das Marcas Olímpica e Paralímpica Rio 2016 e das Cerimônias Paralímpicas.

É consultora e facilitadora antroposófica, formada pela Lumo.

Tem 3 filhas, 1 vira-lata, torce pelo Flamengo, carioca que mora em São Paulo há 11 anos.

O Yiesia acredita no poder da transformação por meio do conhecimento que leva ao exercício da liderança.

+55 (11) 5571-0559

+55 (11) 3078-4285

yiesia@yiesia.com.br

    Assessoria de Imprensa

+55 (11) 3676-1637

+55 (11) 3586-8539

daniela@evcom.com.br

Produtos e
Serviços