O que é

“Caleidoscópio”

Integração de partes isoladas, miscigenação, resultando em um todo completamente diferente das individualidades. Propensão à inovação e transmutação.

O Projeto Caleidoscópio é uma iniciativa do Yiesia voltada à integração social e laboral de profissionais com sólida formação acadêmica e relevante experiência corporativa e que se encontram em estado de refúgio no Brasil.

O projeto busca aproximar empresas brasileiras de pequeno e médio porte desses talentos estrangeiros com o objetivo de promover transformações na cultura organizacional das empresas ao mesmo tempo em que capacita e empodera esses profissionais para serem protagonistas desse processo.

A iniciativa está alinhada com os objetivos da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, em especial com os Objetivos 8 e 10 (ODS8 e ODS10).

O projeto se apresenta em 3 dimensões:


Acadêmica, que se traduz na capacitação dos profissionais por meio de um curso de Gestão Integrativa de Negócios, destinado a desafiar o modelo atual de Governança Corporativa nas empresas e propor um novo olhar sobre a condução estratégica dos negócios, destacando a importância da criação de um Conselho Consultivo de Alta Performance;


Ferramentas, que se traduz na oferta de workshops em competências comunicativas e gestão de imagem e marca pessoal, além de sessões individuais de coach de carreira durante todo o período de duração do curso;


Integração, que se traduz na aproximação dos talentos aos Conselhos Consultivos das empresas interessadas nos novos olhares de diversidade, multiculturalidade e inovação.

O Projeto Caleidoscópio espera transformar as empresas, provocando o despertar de uma nova forma de se relacionar com o capitalismo, com os conceitos de propósito, espírito de solidariedade, impacto, inovação, sustentabilidade, gerenciamento de riscos e incutindo a ideia da necessidade de um Conselho de Alta Performance para auxiliar no direcionamento estratégico que busca a longevidade da organização.

No curso do processo de transformação das empresas está embutido o esforço do Projeto Caleidoscópio na sensibilização com o tema do refúgio a partir de uma postura de transmissão de conhecimento, diminuição de preconceito, engajamento com a promoção dos direitos humanos, igualdade, diversidade e meritocracia.

Pano de fundo

   Arte: ONU – https://nacoesunidas.org/onu-e-ibge-realizam-coletiva-de-imprensa-em-brasilia-sobre-indicadores-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Agenda 2030: agenda de desenvolvimento que harmoniza crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente com o objetivo de satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Trata-se da construção de um futuro inclusivo para todas as pessoas e todo o planeta, criando melhores oportunidades, reduzindo desigualdades, elevando padrões básicos de vida, estimulando a inclusão e o desenvolvimento social justo e promovendo o gerenciamento integrado e sustentável dos ecossistemas. [1]

Os 193 países-membro das Nações Unidas adotaram esta agenda de desenvolvimento sustentável intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, realizada na sede da ONU em Nova Iorque, em setembro de 2015, contendo 17 objetivos e 169 metas.  Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) entraram em vigor em janeiro de 2016 e espera-se que sejam cumpridos até 2030.

[1] Fonte: PNUD

Os ODSs e metas atuam em 5 áreas: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Vale destacar:

garantir que todos os seres humanos possam realizar seu potencial em matéria de dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal.
mobilizar meios para implantar a Agenda 2030, com ênfase especial nas necessidades particulares dos mais pobres e mais vulneráveis.

Declaração de Nova Iorque: em 19.09.2016 governantes de 193 países se comprometeram a reforçar a proteção de milhões de pessoas que foram forçadas a se deslocar por perseguições ou conflitos e compartilhar a responsabilidade em escala global. A Declaração de Nova Iorque revolucionou a forma como a comunidade internacional se engaja com os refugiados. A inovação da Declaração de Nova York é que ela fala sobre uma abordagem que engloba toda a sociedade para responder às questões e necessidades de refugiados.

Vale destacar:

Fortalecer as positivas contribuições que os migrantes oferecem ao desenvolvimento econômico e social nos países que os acolhem.

 

O Caleidoscópio nasceu alinhado com a Agenda 2030, em especial com os ODS8 e ODS10.


Objetivo 8. 
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

8.3. Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.
8.8. Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários.

 

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

10.2. Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

 

O Yiesia acredita no poder da transformação por meio do conhecimento que leva ao exercício da liderança.

+55 (11) 5571-0559

+55 (11) 3078-4285

yiesia@yiesia.com.br

    Assessoria de Imprensa

+55 (11) 3676-1637

+55 (11) 3586-8539

daniela@evcom.com.br

Produtos e
Serviços