Por que negócios sustentáveis devem conhecer a Agenda 2030, os ODS e o Pacto Global da ONU?
O modelo capitalista que temos hoje está se provando cada vez mais insustentável. São crises ambientais por conta da exploração desenfreada de recursos naturais, escândalos de corrupção e novos indicadores que mostram como a humanidade está se tornando cada vez mais desigual. Neste cenário, para evitar o colapso do planeta Terra e da sociedade, alguns esforços internacionais em prol da sustentabilidade e igualdade são colocados em prática. Os mais reconhecidos deles são as iniciativas globais da ONU, que reúnem a Agenda 2030, os ODS e o Pacto Global. Em seguida vamos explicar mais a fundo sobre cada um deles.
O que é a Agenda 2030?
A Agenda 2030 é um plano global encabeçado pela ONU que tem como objetivo construir um mundo melhor para todas as pessoas até 2030. A Agenda foi idealizada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, e contou com a adesão de 193 estados membros.
Ela foi criada como uma resposta aos maiores problemas que enfrentamos como humanidade hoje em dia. A Agenda 2030 foca principalmente em aspectos de sustentabilidade e redução das desigualdades entre as pessoas, independente de nacionalidade, etnia, gênero, orientação sexual, religião, deficiência, entre outros.
Mas como funciona esse plano global na prática? Junto com a construção da Agenda 2030 a ONU também criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS. Eles servem como uma espécie de guia para que a Agenda possa ser atingida, e vamos explicar mais sobre quais são eles a seguir.
O que são os ODS?
Como já mencionamos, os ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. Atualmente, existem 17 destes objetivos, como você pode ver abaixo:
Os ODS são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade independente de onde estiverem. Existem milhares de instituições públicas, privadas, e até mesmo vertentes de governos de estado, que atuam na promoção desses objetivos, além da ONU em si. A boa notícia é que seu negócio pode ser um deles.
Para aprender mais detalhadamente sobre os ODS, o site da ONU no Brasil apresenta alguns dados e estatísticas bem interessantes.
O que é o Pacto Global?
Agora que já nos contextualizamos com a Agenda 2030 e os ODS, é fácil entender o objetivo do Pacto Global. A ONU propôs essa iniciativa para incentivar as empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, a fim de contribuírem para o atingimento de todas as metas que já mencionamos.
As organizações podem se inscrever para fazer parte do Pacto Global, mas apenas quando estiverem comprometidas a seguir os 10 princípios universais definidos pela iniciativa. Eles estão divididos entre ações nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção:
Direitos Humanos
- As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
- Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho
- As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
- A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
- A abolição efetiva do trabalho infantil;
- Eliminar a discriminação no emprego.
Meio Ambiente
- As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
- Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
- Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
- As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
De maneira prática, essas políticas podem ser resumidas na adoção de boas práticas ESG, que fazem parte de uma tendência global para o desenvolvimento econômico.
Qual o papel dos negócios sustentáveis nessas iniciativas globais da ONU?
Antes de mais nada, é importante que você entenda o que são negócios sustentáveis. Resumidamente, como o próprio nome diz, esse modelo de negócio se baseia em ser sustentável, preocupando-se com os efeitos negativos da sua atividade empresarial no planeta. Isso se aplica principalmente na esfera econômica e, claro, na ambiental.
Ou seja, está diretamente alinhado às ambições das iniciativas globais da ONU que mencionamos: a Agenda 2030, os ODS e o Pacto Global. Em suma, os negócios sustentáveis são aqueles que estão na linha de frente da construção de um planeta mais sustentável e igualitário, colocando em prática os direcionamentos da ONU.
O Yiesia já faz parte do Pacto Global e pode ajudar a sua empresa a entrar neste movimento também. Entre em contato conosco, e continue nos acompanhando aqui pelo blog!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
parabéns pelo esforço e dedicação .
Obrigada! Sempre nos esforçamos para fazer o nosso melhor.
Parabéns Ao Esforço e Dedicação De Todos Para Divulgação Deste Lindo Trabalho . . .
Muito obrigada Celso! Esperamos que esse conteúdo possa chegar a cada vez mais pessoas.
Cheers!
Thank you! I’m happy you enjoyed it.