Os principais ratings, índices, selos e relatórios de sustentabilidade para prestar atenção
Com o crescimento da onda ESG e do movimento do capitalismo consciente, as discussões sobre sustentabilidade corporativa também têm aumentado significativamente. Muitas empresas vêm buscando se posicionar como aliadas do meio ambiente e do desenvolvimento da sociedade que as cerca, porém o mercado ainda aparenta estar engatinhando nesse quesito. Ainda há o risco de condutas como greenwashing, em que as corporações se apropriam dessas pautas por meio de ações de marketing para atrair consumidores, sem de fato terem atitudes sustentáveis. Nesse cenário, parece ficar difícil identificar quais são as organizações que realmente possuem iniciativas efetivas de sustentabilidade corporativa.
Se você está buscando como comprovar que sua companhia está comprometida com a sustentabilidade, ou quer saber como reconhecer se as marcas que você consome são sustentáveis, veio ao lugar certo! Compilamos tudo de mais importante sobre o tema para tornar sua vida mais fácil, e te dar acesso a esse guia de sustentabilidade corporativa de forma rápida e prática.
Como comprovar a sustentabilidade corporativa da sua empresa
Atualmente, a melhor forma de medir a sustentabilidade corporativa das organizações é através de ratings, índices, selos e relatórios de sustentabilidade. O mercado ainda está se estruturando em relação às maneiras ideais de conduzir essas avaliações. Quanto mais exigidas das corporações essas práticas sustentáveis a nível global, mais confiáveis serão os dados obtidos, e poderemos caminhar para um cenário de maior padronização e regulamentações nesse sentido. Mesmo assim, ainda existem diversas instituições referência em avaliações de sustentabilidade, que pautam muitas das decisões do mundo corporativo.
Por que ter essas comprovações de sustentabilidade é algo importante?
Como dissemos, as organizações têm se baseado cada vez mais em aspectos de sustentabilidade para determinar seus planos futuros, e as diretrizes ESG são protagonistas desse movimento. Inclusive, indicadores ESG devem superar os indicadores tradicionais nos índices usados pelo mercado, de acordo com a MSCI Inc.
Por um lado, os ratings e índices de sustentabilidade servem como ferramentas de análise para investidores. Eles contribuem para impulsionar e acelerar melhorias na gestão das práticas empresariais. Enquanto isso, os selos e relatórios são uma boa estratégia de marketing positivo, uma vez que confirmam que as ações sustentáveis das empresas são levadas a sério.
Os principais ratings, índices, selos e relatórios de sustentabilidade
Ratings
Os ratings buscam medir o quão aderente uma empresa é a determinadas práticas. Neste caso, as boas práticas ESG. Eles apontam o grau de risco e resiliência das organizações aos riscos, além de apontar a garantia de retorno de capital investido. Essas avaliações são feitas a partir de notas conferidas por agências especializadas, que orientam a concessão de créditos, ou até mesmo a escolha de investimentos. A seguir, vamos apresentar os ratings mais influentes do mercado atualmente:
- Morningstar Sustainalytics: classifica a sustentabilidade das empresas listadas na bolsa, de acordo com seus desempenhos nas áreas ambiental, social e de governança corporativa.
- ISS Score (Institutional Shareholder Services): o rating possui um conceito científico que coloca o foco na materialidade das informações não-financeiras.
- MSCI Rating: procura mensurar a gestão das instituições dos riscos e oportunidades ESG financeiramente relevantes.
Índices
Os índices de sustentabilidade reúnem indicadores que buscam medir a performance de empresas sustentáveis no mercado. A maioria se baseia em corporações listadas nas bolsas de valores dos diferentes países. Aqui trouxemos alguns dos mais relevantes internacional e nacionalmente:
- MSCI ESG Indexes: é o fornecedor mundial de índices ESG, com mais de 1,5 mil opções de renda fixa e ações.
- Refinitiv ESG Index: é formado por mais de 7 mil organizações ao redor do mundo, as classificando em mais de 400 indicadores-chave baseados nas diretrizes ESG.
- ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial): avalia as instituições listadas na bolsa de valores do Brasil a partir da responsabilidade socioambiental, estimulando iniciativas sustentáveis que promovam o desenvolvimento da sociedade e a valorização do meio ambiente.
- IGC B3 (Índice de Governança Corporativa): qualifica os ativos das empresas listadas no Novo Mercado ou na bolsa de valores B3, excluindo aquelas em recuperação judicial ou regime especial de administração temporária.
Selos
Os selos ajudam a criar consciência para a importância dos aspectos ambientais de determinados produtos ou serviços. Essa atitude acaba por influenciar positivamente a escolha de quem irá consumir, além de provocar uma mudança de comportamento dos fabricantes. Separamos alguns dos principais selos utilizados no Brasil hoje, mas você pode verificar aqui uma lista mais detalhada.
- FSC Selo 100%: indica que toda a matéria-prima usada na produção de um bem é certificada e proveniente de florestas bem-geridas.
- Selo Procel de Economia de Energia: tem como objetivo incentivar a fabricação de equipamentos eletrônicos que sejam mais eficientes em relação à economia de energia.
- Selo IBD Orgânico: de acordo com normas e certificações do mercado brasileiro, mercado comum europeu e mercado norte americano, avalia segmentos desde agronegócio, passando por cosméticos, até produtos de limpeza.
- Leaping Bunny (Cruelty Free International): selo internacional que garante que o produto certificado não foi testado em animais, sendo principalmente usado em cosméticos e bens de utilidade doméstica.
Relatórios
Os relatórios de sustentabilidade têm como função fazer com que as organizações comuniquem seus desempenhos e impactos em diversos tópicos de sustentabilidade, com foco nas boas práticas ESG. Eles apontam minuciosamente se as empresas estão colocando em prática o que divulgam em termos de sustentabilidade corporativa. Aqui estão alguns dos mais importantes deles:
- Sistema B: apresentam um compilado de seus resultados, como o maior articulador da América Latina do movimento global do capitalismo consciente.
- CDP (Carbon Disclosure Project): possui um mecanismo de ratings bem estabelecido, com resultados que impulsionam a transparência corporativa e guiam as ações ambientais.
- Global Reporting Initiative: líder global em relatórios de sustentabilidade, ajudando instituições a comunicarem seus impactos em questões como mudanças climáticas, direitos humanos e corrupção.
As vantagens e benefícios em fazer parte desse movimento de sustentabilidade corporativa
Existem inúmeras vantagens em adquirir selos, produzir relatórios e participar de ratings e índices de sustentabilidade. Benefícios esses que são baseados em dados, não apenas em suposições de quem defende a sustentabilidade corporativa.
Por exemplo, ao adotar todas essas práticas e seguir as diretrizes ESG, seu negócio deve ser capaz de atrair mais investimentos. De acordo com Relatórios da ONU, em 2020 ativos sustentáveis contavam com aplicações em torno de $103,4 trilhões de dólares, 20% do que era investido no ano anterior. Além disso, em 2018, 85% das empresas listadas no Índice S&P 500 da bolsa de Nova Iorque apresentaram algum relatório ESG.
Ainda, sua empresa também tende a atrair mais consumidores ao se posicionar como tendo responsabilidade socioambiental. Em estudo realizado pela Union + Webster, foi divulgado que 87% da população brasileira prefere consumir de empresas sustentáveis. Além do mais, 70% das pessoas disseram não se importar em pagar um pouco mais por isso, o que pode também incrementar seu lucro.
Por fim, você também estará contribuindo para o atingimento das ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 da ONU.
Podemos concluir que o perfil dos investidores e investidoras está mudando, principalmente entre quem é jovem. Essa parcela da população demonstra uma maior preocupação socioambiental, o que provoca uma mudança na maneira como as instituições se posicionam, que trabalharão para atender as demandas de seus consumidores. Consequentemente, isso também afeta o comportamento da cadeia de fornecedores.
Bom, já sabemos que ser um negócio sustentável está em alta no momento. Para você que também quer fazer desse movimento, conte com o Yiesia para te ajudar a ter acesso a todos esses ratings, índices, selos e relatórios de sustentabilidade, e muito mais! Entre em contato conosco para começar sua jornada mais sustentável.
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